A colaboratividade no trabalho de construção de marcas

A colaboratividade no trabalho de construção de marcas

Quando o trabalho de construção de marcas começa a partir da colaboratividade interna.

Desenvolver minha carreira em empresas de comunicação e branding e no marketing de médias instituições me trouxe um dos insights mais ricos de toda a minha trajetória: Por melhor que seja o profissional, a sua entrega e o trabalho com sua equipe de área, não se chega a lugar nenhum sem a cadeia. Ou toda a empresa está junto, entende o trabalho e os ganhos da colaboratividade, do topo à base da pirâmide, ou não há esforço na construção de marcas que se sustente por muito tempo.

Vivi um pouco disso na pele ao estruturar a área de marketing de algumas empresas onde trabalhei. Vi projetos muito legais, embasados em números e estatísticas comerciais e de mercado, não saírem do papel; campanhas inovadoras não chegarem ao ponto de venda como deveriam; estratégias bem desenhadas, de negócios e de fortalecimento da marca, negligenciadas e outras tantas situações parecidas.

Hoje eu não tenho dúvidas de que o principal problema nessas situações, de pequenas a grandes organizações, está no fator Cultura Organizacional, base para qualquer iniciativa de Construção e Gestão Sustentável da Marca. Quando o público interno entende o propósito da empresa, se identifica com os valores da marca,  tem a percepção de pertencimento e conhece o seu papel na cadeia de valor da instituição, dá jogo! O time está formado, sabe o que quer, onde precisa chegar e o papel de cada um no conjunto.

Essa clareza de cenário alimentou meu desejo de encontrar um caminho para um trabalho de Construção de marcas que iniciasse nas empresas, da porta para dentro, que partisse da colaboratividade interna e assim pudesse resultar em mais sinergia e mais produtividade no ambiente de trabalho. E como nada é por acaso, encontrei a Olga Modesto, parceira da já amiga, Bia Machado, que juntas trabalham há 30 anos com uma metodologia que usa brilhantemente a inteligência coletiva, para identificar problemas e oportunidades, mapear desafios, empoderar profissionais e priorizar ideias que resultam em ações inovadoras para as empresas.

O resultado? Caiu como uma luva! Integramos o uso da inteligência coletiva interna ao nosso trabalho de construção de marcas e chegamos ao que é a base do negócio da Se Minha Marca Falasse.

Dalali Rajab é idealizadora da Se Minha Marca Falasse e estrategista em construção e gestão de marcas. Liderou planos de negócios e de marketing, estratégias e projetos de marca, planos e campanhas de comunicação e projetos de publicações digitais para empresas como Sodexo Brasil, MasterCard, O Globo, PWC, Seragini, Digital Pages, entre outras.