A cultura interna inspirada pela marca

A cultura interna inspirada pela marca

A construção e a gestão da marca, ou branding, envolvem o estabelecimento de um norte e de um futuro do negócio. Para tanto, é preciso dialogar com todos os stakeholders, os públicos que direta ou indiretamente relacionam-se com a marca.

As novas gerações do branding entendem que um desses públicos ganha importância especial, por seu protagonismo no próprio processo de construção da marca – o público interno. Sem ele não há “gestão de inovação” ou “gestão de negócio” uma vez que as pessoas são o único fator de qualquer processo de construção capaz de gerar inovação e de perceber oportunidades de negócio, desde, é claro, que elas estejam corretamente focadas nisso.

Por essa importância estratégica do público interno, dizemos que a gestão de pessoas é a própria gestão da marca. O desafio que isso nos coloca é como trabalhar a marca, que é uma realidade simbólica, de forma associada às técnicas e dinâmicas que envolvem a gestão dos colaboradores, tanto nas grandes como nas pequenas e médias empresas.

Tudo aponta para o fato de que o marketing – os que, tradicionalmente, só olham para “fora” – e o RH – os que só olham para “dentro” – que já andavam, em diversos projetos, flertando entre si há muito tempo, agora vão ter que perder a timidez e se juntar de vez para que o espírito da marca esteja presente em todas as equipes.

O resultado dessa interação é uma sinergia entre o time e a marca de tal modo que a marca inspira o time e o time inspira a marca. Gestão da marca nas pessoas. Gestão das pessoas na marca.

Se Minha Marca Falasse utiliza uma metodologia para esse trabalho da cultura interna: o Simplexity Thinking. Trata-se de um processo de trabalho desenvolvido pelo pesquisador Dr. Min Basadur, da Universidade McMaster, no Canadá, e adaptado à realidade brasileira pela Faculdade da Imaginação e

Para saber mais sobre o Simplexity, veja esse video.

Olga Modesto é especializada em processos de inteligência grupal, organização e execução de ideias e lidera o trabalho de inteligência grupal aplicado às estratégias de construção e gestão de marcas na Se minha marca falasse.