Assim como o branded content (conteúdo de marca), storytelling é outra expressão que está na moda no mundo do marketing. Storytelling, como o nome diz, é contar histórias. Mas não só. É também encantar a audiência, chamar sua atenção em meio ao bombardeamento constante de informações, dados e fatos em que vive a sociedade contemporânea.
Para as marcas, o storytelling é um recurso poderoso, pois contribui para construir uma relação de proximidade com os clientes, ressaltando as vantagens que eles têm ao optar por serem seus consumidores. Essas histórias podem ser contadas utilizando-se uma ou mais plataformas. Podem ser narradas em vídeo ou áudio e, em uma campanha, agregar peças escritas (online e offline).
O importante é passar a mensagem da marca, aquela com a qual o cliente se identifica. A Coca-Cola faz isso muito bem quando elabora os roteiros de seus comerciais. Este aqui, feito especialmente para os intervalos do Superbowl de 2011, é um ótimo exemplo. A mensagem é simples: a Coca refresca e, de quebra, pode mudar sua vida.
Outra empresa que é muito eficiente na arte de contar histórias é a Red Bull. Seus filmes em forma de desenho, encerrados com o slogan “Red Bull te dá asas”, nada mais são do que pequenas histórias. Mas a marca foi além ao se conectar com os fãs de esportes em todo o mundo. Não à toa, ela tem duas equipes de Fórmula 1: a Red Bull e a Toro Rosso. Há espaço até para aventuras pouco convencionais, como a mostrada neste vídeo, de 2012, que teve mais de 42 milhões de visualizações no Youtube.
Aqui no Brasil uma marca que trabalha o storytelling de maneira bem criativa é o portal de classificados Zap Imóveis. Seus comerciais sempre contam a história de alguém que quer ou precisa se mudar para um novo imóvel, como a moça que era espionada pelos vizinhos. Tudo com muito bom humor.
Óbvio que, para as marcas, não basta só contar uma história. Ela tem que estar inserida em uma estratégia mais ampla de marketing de conteúdo. Além de divulgar o que a empresa faz, um novo produto ou uma solução desenvolvida, o storytelling pode compartilhar as causas em que a empresa acredita, ampliando o engajamento dos consumidores. Porque uma história pode ser a história de milhares ou milhões de pessoas.
E, como toda história precisa ser bem contada, quem melhor do que jornalistas, acostumados a fazer isso em seu dia a dia, para escrevê-las ou roteirizá-las? Claro que isso implica adquirir novas habilidades, mas é um campo muito promissor para os produtores de conteúdo. Afinal, notícias são conteúdo, mas empresas e marcas também produzem conteúdo e isso é uma boa notícia.
Cris Zahar é Especialista em Conteúdo e Storytelling e integrante da Se Minha Marca Falasse.